PUBLICIDADE

TOPO SITE

UE se mobiliza para evitar tarifas de Trump sobre Groenlândia

Embaixadores da União Europeia chegaram a um acordo para intensificar esforços para dissuadir o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, de impor tarifas aos aliados europeus

Embaixadores da União Europeia chegaram a um amplo acordo para intensificar os esforços para dissuadir o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, de impor tarifas aos aliados europeus. Trump prometeu implementar uma série de aumento de tarifas a partir de 1º de fevereiro sobre os membros da UE Dinamarca, Suécia, França, Alemanha, Holanda e Finlândia, juntamente com o Reino Unido e a Noruega, até que os Estados Unidos tenham permissão para comprar a Groenlândia.

Os líderes da UE devem discutir opções em uma cúpula de emergência em Bruxelas na quinta-feira. Uma das opções é um pacote de tarifas sobre 93 bilhões de euros de importações dos EUA, que poderia entrar em vigor automaticamente em 6 de fevereiro, após uma suspensão de seis meses.

A outra opção é o ‘Instrumento Anti-Coerção’ (ACI), nunca utilizado até o momento, que poderia limitar o acesso a licitações públicas, investimentos ou atividades bancárias, ou restringir o comércio de serviços, no qual os EUA têm um superávit com o bloco, incluindo serviços digitais.

O presidente do Conselho Europeu, António Costa, afirmou em uma publicação nas redes sociais que suas consultas com os membros da UE demonstraram seu forte compromisso em apoiar a Dinamarca e a Groenlândia e sua disposição em defendê-las contra qualquer forma de coerção.

Leia mais

PUBLICIDADE

LATERAL
Rolar para cima