As vendas de moradias usadas nos Estados Unidos caíram para o nível mais baixo em mais de dois anos em janeiro, com uma redução de 8,4% em relação ao mês anterior. A taxa anual ajustada sazonalmente ficou em 3,91 milhões de unidades, o menor número desde dezembro de 2023.
Economistas esperavam que as vendas caíssem para uma taxa de 4,18 milhões de unidades. Essa queda nas vendas pode ser refletida em contratos assinados nos meses de novembro e dezembro, sem influência das tempestades de inverno que afetaram a região em janeiro. Comparativamente, as vendas diminuíram 4,4% em relação ao ano anterior.
Apesar da queda nas vendas, as condições de acessibilidade estão se mostrando mais favoráveis, com aumentos salariais superando o crescimento dos preços das casas e taxas de hipoteca mais baixas do que há um ano. O índice de acessibilidade à habitação subiu para 116,5 em janeiro, o maior desde março de 2022.
O estoque de moradias usadas teve uma leve queda de 0,8%, chegando a 1,22 milhão de unidades, embora a oferta tenha aumentado 3,4% em relação ao ano anterior. Com o ritmo de vendas de janeiro, levaria 3,7 meses para esgotar o estoque atual, enquanto o preço médio das moradias usadas subiu 0,9% em relação ao ano anterior, alcançando US$396.800, o maior valor registrado em janeiro.

