PUBLICIDADE

TOPO SITE

Vendas no varejo do Brasil recuam 0,4% em dezembro

Resultados do setor foram fracos durante a maior parte de 2025, com seis quedas mensais.
Pessoas fazendo compras — Foto: Pessoas fazendo compras (Foto: Marcelo Camargo/A

As vendas varejistas no Brasil encerraram 2025 com alta acumulada de 1,6%, mas mostraram forte perda de força em relação ao ano anterior. O resultado do acumulado de 2025 ficou bem abaixo do aumento excepcional de 4,1% visto em 2024.

No quarto trimestre, o setor encerrou com alta de 1% sobre os três meses anteriores, após queda de 0,3% no terceiro. Analistas do mercado previam estabilidade, com intervalo entre uma queda de 0,31% a alta de 0,11%. Em dezembro, as vendas tiveram retração de 0,4% na comparação com o mês anterior, interrompendo dois meses de ganhos.

Os dados mostram ainda que, na comparação com o mesmo mês do ano anterior, as vendas apresentaram alta de 2,3%, contra expectativa de avanço de 2,5%. “O que dá para dizer é que em 2025 muita gente aproveitou as promoções da Black Friday e antecipou as compras de Natal, por isso um resultado menor em dezembro”, disse o gerente da pesquisa.

A política monetária restritiva pesou sobre a economia no ano passado, embora o mercado de trabalho forte e a renda em alta tenham ajudado o desempenho das vendas varejistas. Segmentos mais sensíveis ao crédito, como veículos, móveis e eletrodomésticos, sentem mais os efeitos da taxa Selic elevada. No mês passado, o Banco Central decidiu manter a taxa básica de juros em 15%, mas indicou o início de um ciclo de cortes em março.

Leia mais

PUBLICIDADE

LATERAL
Rolar para cima