PUBLICIDADE

TOPO SITE

Venezuela: ex-segurança de Maduro assume chefia de gabinete da Presidência

Nesta segunda-feira, 12, a líder interina da Venezuela, Delcy Rodríguez, designou Juan Escalona para o cargo de chefe de gabinete da Presidência. Ele é capitão e ex-integrante da equipe de segurança do ditador Nicolás Maduro. Para o comando do Ministério do Ambiente, a chefe do país nomeou o militar Aníbal Coronado. A escolha de Escalona […]

Nesta segunda-feira, 12, a líder interina da Venezuela, Delcy Rodríguez, designou Juan Escalona para o cargo de chefe de gabinete da Presidência. Ele é capitão e ex-integrante da equipe de segurança do ditador Nicolás Maduro. Para o comando do Ministério do Ambiente, a chefe do país nomeou o militar Aníbal Coronado.

A escolha de Escalona ocorre logo depois da captura de Maduro, em 3 de janeiro, junto com sua mulher, Cilia Flores, durante uma operação militar dos EUA. A ação resultou na morte de cerca de 50 agentes de segurança do ditador deposto, incluindo 32 cubanos, e levantou suspeitas sobre possível colaboração de setores do governo chavista com autoridades norte-americanas, em razão da baixa resistência venezuelana.

Delcy anunciou as nomeações por meio de seu canal no Telegram e destacou a trajetória de Escalona. Ele já atuou como ajudante de ordens de Hugo Chávez e, desde 2013, integrava a segurança pessoal de Maduro. “Sei que sua lealdade, capacidade e compromisso levarão adiante o acompanhamento do desenvolvimento dos planos do nosso governo bolivariano no povo”, afirmou Delcy Rodríguez, no aplicativo de mensagens.

Além de sua experiência no setor de segurança, Escalona tomou posse como deputado no Parlamento em 5 de janeiro, depois de conquistar mandato nas contestadas eleições de maio passado. Em sua biografia nas redes sociais, ele se declara “leal à revolução bolivariana, a Chávez e a Maduro”.

Leia mais

PUBLICIDADE

LATERAL
Rolar para cima