Vinicius Junior foi mais uma vez alvo de racismo no futebol espanhol. Os responsáveis pelos ataques foram um grupo de torcedores do Albacete, que entoaram cânticos em que o chamavam de "macaco" nos arredores do estádio Carlos Belmonte, antes do duelo contra o Real Madrid pelas oitavas de final da Copa do Rei.
O flagra foi feito por um portal espanhol. Mesmo com o ato inaceitável, a torcida adversário terminou a noite rodeada de felicidade, após a equipe da segunda divisão espanhola vencer por 3 a 2, em jogo de acréscimos animados, e eliminá-los do torneio na estreia de Arbeloa no comando dos merengues.
O ato inaceitável gerou revolta de Thibaut Courtois. Poupado até da lista de relacionados, o goleiro utilizou das redes sociais para se posicionar contra a prática racista dos torcedores adversários: "basta já de racismo! Isso é repugnante", disse o goleiro belga em postagem.
Vini Jr já foi alvo de racismo na Espanha em diversas oportunidades. A mais emblemática aconteceu em 2023, quando sofreu ataques de muitas pessoas no Mestalla, em duelo contra o Valencia. E não ficou quieto, respondendo aos atos discriminatórios. A ocasião gerou muita repercussão e três torcedores dos donos da casa acabaram presos e banidos do estádio.


