A ex-presidente do Federal Reserve, Janet Yellen, fez duras críticas à investigação criminal aberta contra o atual presidente do Fed, Jerome Powell. Para Yellen, o caso coloca em risco a independência do banco central americano e ainda não foi levado a sério o suficiente pelos investidores.
A ex-secretária do Tesouro dos Estados Unidos afirmou que o mercado deveria estar preocupado com a situação. As declarações vieram um dia depois de Powell confirmar que foi informado sobre uma apuração do Ministério Público em Washington, D.C., que avalia se ele mentiu em um depoimento ao Congresso.
Yellen reagiu à hipótese de que Powell teria mentido aos parlamentares e sugeriu que a iniciativa tem motivação política. Ela acredita que a chance de Powell ter mentido é zero e que a iniciativa é para tirá-lo do cargo.
As críticas à investigação não vieram só de Yellen, ex-presidentes do Fed e ex-secretários do Tesouro também classificaram o caso como um ataque sem precedentes à autonomia do banco central.


