O município de São José dos Pinhais foi escolhido pela Incubadora de Projetos Solução Natureza devido à sua proposta de criar uma área verde pública. A iniciativa é conduzida pela Fundação Grupo Boticário em cooperação com a rede C40 Cities, contando com suporte do Centro de Gestão e Estudos Estratégicos e da Aliança de Bioconexão Urbana.
O plano urbanístico, elaborado pela pasta municipal responsável pela moradia, foi exibido durante a Cúpula Mundial de Prefeitos C40 2025, no Rio de Janeiro.
A intervenção prevê uma sequência de melhorias, incluindo a implantação de rede de esgoto, restauração de uma seção de 50 metros das margens do Rio Iguaçu e de sua vegetação ribeirinha, assim como a edificação de casas para reassentar mais de 700 unidades familiares. O objetivo é proporcionar condições superiores de habitabilidade e inclusão com o ecossistema local.
Segundo os estudos técnicos realizados pela equipe responsável, a execução do projeto tem tempo estimado de 5 anos, terá um custo de R$ 179 milhões e impactará, indiretamente, mais de 100 mil pessoas.
“Durante o evento, teremos a oportunidade de conectar a proposta a financiadores nacionais e internacionais. A seleção do projeto assegura ao município suporte técnico especializado para o aprimoramento das ações planejadas e para a execução do projeto”, destaca a arquiteta e diretora de Projetos Habitacionais da Semha, Andrieli Vitorassi.
Entre mais de cem cidades brasileiras inscritas, apenas 30 foram selecionadas para participar da mesa de investidores da Incubadora de Projetos Solução Natureza — e pela primeira vez em 20 anos São José dos Pinhais figura nessa etapa.
“Participar dessa mesa com investidores de todo o mundo é um momento histórico para o nosso município e reforça o compromisso da administração pública com o desenvolvimento sustentável, a inovação urbana e a construção de um futuro mais verde e resiliente para todos os são-joseenses”, afirma a prefeita Nina Singer.
Incubadora Projetos Solução Natureza e a C40
A Incubadora de Projetos Solução Natureza é uma iniciativa da Fundação Grupo Boticário que busca fomentar ideias de municípios brasileiros voltadas ao desenvolvimento de projetos urbanos com Soluções Baseadas na Natureza (SBN).
Já a C40 Cities é uma rede global que reúne cerca de 100 grandes cidades em ação coletiva para enfrentamento da crise climática — a sua cúpula trienal, o C40 World Mayors Summit 2025, será realizada de 3 a 5 de novembro de 2025 no Rio de Janeiro, destacando soluções urbanas de impacto global.
Leia também notícias que bombam no Jornal Paraná, parceiro do Blog do Tupan:
Homem se afoga ou é afogado no Rio Belém, próximo ao Paraná Clube
Acusados de assassinatos em Supermercado em 2020 serão julgados somente em 2026
Pastor morre no hospital ao tentar salvar o filho de 20 anos
Casal é detido pela morte de criança de dois anos
Tenta furtar cabos de energia e sofre queimaduras graves
Acusado de roubo de carro tomba em confronto com a polícia
Bandidos atiram em policiais e levam o troco
Caminhão arrebenta viatura da PCPR
Inscrições para concurso público para Agente Fazendário estão abertas
Alex Souza quer armar o Operário para 2026
Cinemateca de Curitiba tem quatro mostras especiais em novembro
Faz diferença em qual entrada HDMI plugar na TV?
CCJ aprova lei de ampliação de internet em áreas rurais
Os eventos que transformaram a Terra completamente
Horóscopo de cinco de novembro de 2025
Horóscopo Chinês de cinco de novembro de 2025
Óbitos em Curitiba do dia quatro de novembro de 2025
Leia outras notícias quentes de política do Blog do Tupan
Estado autoriza R$ 198 milhões em licitações para obras em 17 municípios do Paraná
Será que os impostos retornam em serviços para a sociedade?
Rudão Gimenes está segurando o mandato no TRE-PR
Sergio Moro tem plano “b” para 2026
Câmara de Curitiba vai divulgar arquivos secretos
Sonho do PT é uma frente ampla de esquerda contra a direita
Curitiba adere a parcerias globais pelo futuro alimentar e climático
Alguém ouve os clichês de Roberto Requião?
Fonte:Blog do Tupan