Com 30 anos de carreira, a jornalista Malu Gaspar talvez jamais tenha sido tão comentada quanto agora, impulsionada pelas revelações sobre o Banco Master e as conexões do caso com ministros do Supremo Tribunal Federal, entre eles Alexandre de Moraes e Dias Toffoli.
Colunista de O Globo, ela foi uma das primeiras a mencionar publicamente o nome de Moraes no escândalo, relatando conversas repetidas do ministro com o então diretor do Banco Central, Gabriel Galípolo, sobre a situação do Master.
A partir daí, passou a ser alvo de enxurradas de ataques nas redes, sobretudo de militantes de esquerda que transformaram Moraes em ídolo por sua postura contra Jair Bolsonaro.
A pressão foi tamanha que entidades de classe, como a Associação Brasileira de Jornalismo Investigativo (Abraji), divulgaram nota de repúdio denunciando ataques misóginos a mulheres jornalistas que ousam investigar figuras poderosas.
Aos 51 anos, formada em Jornalismo pela USP, Malu acumula passagens de peso na imprensa: foi editora da revista Veja no Rio, chefiou a Exame na mesma praça, atuou como repórter da Piauí e integrou por três anos o podcast Foro de Teresina. Ela também se firmou como autora de livros de bastidor sobre grandes escândalos empresariais, como “Tudo ou Nada: Eike Batista e a Verdadeira História do Grupo X” e “A Organização: A Odebrecht e o escândalo de corrupção que chocou o mundo”.
Atualmente, Malu é colunista de O Globo e comentarista na GloboNews, de onde segue trazendo novas informações sobre o caso Master e o comportamento de ministros do STF, mesmo sob forte reação de seus adversários.
Malu Gaspar: a jornalista que pôs Banco Master, Moraes e Toffoli na berlinda teme ser presa pelo STF
Com 30 anos de carreira, a jornalista Malu Gaspar talvez jamais tenha sido tão comentada quanto agora, impulsionada pelas revelações sobre o Banco Master e as conexões do caso com ministros do Supremo Tribunal Federal, entre eles Alexandre de Moraes e Dias Toffoli. Colunista de O Globo, ela foi uma das primeiras a mencionar publicamente […]
- Por
- Portal 57
- 20/02/2026
- Atualizado às 01:46
Leia mais

