O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) se prepara para uma reunião nesta quarta-feira, 24, com o intuito de consolidar a chapa de esquerda que irá competir nas eleições em São Paulo. O encontro contará com a presença dos ex-ministros Fernando Haddad (PT) e Márcio França (PSB), além da expectativa de que o vice-presidente Geraldo Alckmin (PSB) também esteja presente.
Márcio França, que já foi governador de São Paulo e ex-ministro do Empreendedorismo no governo Lula, anunciou sua pré-candidatura ao Senado. Contudo, o cenário se complica, uma vez que a chapa já possui um nome definido para essa posição: a ex-senadora Simone Tebet (PSB), escolhida por Lula. Assim, apenas uma vaga permanece disponível na chapa esquerdista, o que intensifica a disputa entre França e Marina Silva, que também almeja uma candidatura ao Senado.
Um dos pontos críticos a serem discutidos na reunião é a escolha do candidato a vice-governador na chapa liderada por Haddad. Recentemente, Márcio França tem ganhado destaque como uma opção viável para essa posição, especialmente sob a pressão de Lula. Apesar de sua intenção de concorrer ao Senado, França tem se mostrado aberto à possibilidade de uma candidatura ao governo de São Paulo, em virtude das desistências de Kim Kataguiri (Missão) e Paulo Serra (PSDB) na corrida eleitoral.
França argumenta que a presença de apenas dois candidatos disputando o Palácio dos Bandeirantes – o atual governador Tarcísio de Freitas (Republicanos), que busca a reeleição, e Haddad – pode resultar em uma decisão ainda no primeiro turno, favorecendo a vitória de Tarcísio. Diante desse cenário, França se colocou à disposição para concorrer ao governo estadual, caso a situação se concretize.
A trajetória política de Márcio França é marcada por importantes cargos. Ele atuou como vice-governador de São Paulo entre 2015 e 2018, durante a gestão de Geraldo Alckmin, e, ao assumir o cargo de governador em 2018, após a saída de Alckmin para concorrer à Presidência da República, enfrentou João Doria (PSDB) na disputa pela reeleição, mas foi derrotado no segundo turno.
Além de seu papel como vice-governador, França também foi prefeito de São Vicente (SP) por dois mandatos, de 1997 a 2004, e exerceu funções como deputado federal entre 2007 e 2015, secretário estadual de Esporte, Lazer e Turismo de São Paulo (2011-2015), além de ministro de Portos Aeroportos (2023) e do Empreendedorismo (2023-2026).

