A partir desta segunda-feira, 25 de maio de 2026, trabalhadores poderão utilizar uma parte do saldo do FGTS para renegociar suas dívidas no novo programa Desenrola. A iniciativa permite que os beneficiários usem até 20% do saldo disponível ou R$ 1 mil, prevalecendo o valor mais alto, para quitar ou amortizar débitos com instituições financeiras.
A consulta ao saldo disponível já está acessível por meio do aplicativo do FGTS. O governo federal estima que a movimentação de recursos do fundo possa alcançar até R$ 8,2 bilhões dentro deste programa. A adesão à renegociação deverá ser feita diretamente junto aos bancos, após autorização do trabalhador no aplicativo. Após a renegociação, a Caixa Econômica Federal será responsável pela transferência dos valores às instituições financeiras.
De acordo com as informações do governo, o prazo estimado para a conclusão das operações é de até 30 dias após a consulta ao saldo disponível. A Caixa ainda está finalizando os procedimentos operacionais necessários para que os bancos possam iniciar a oferta desta modalidade.
Para participar da iniciativa, os trabalhadores devem ter uma renda mensal de até R$ 8.105. São elegíveis para a renegociação dívidas como cartão de crédito, cheque especial e Crédito Direto ao Consumidor (CDC). Os recursos podem ser retirados de contas ativas e inativas, sendo priorizadas as contas inativas.
É importante ressaltar que quem optar por essa modalidade terá suspensos temporariamente novos saques anuais e também a antecipação do saque-aniversário até que o saldo do fundo seja recomposto. Além dessa nova etapa do Desenrola, o governo também anunciou o pagamento de R$ 8,4 bilhões em valores residuais do saque-aniversário do FGTS, beneficiando cerca de 10,5 milhões de trabalhadores. Esses depósitos serão realizados no dia 26 de maio, direcionados a pessoas que foram demitidas sem justa causa entre 2020 e 2025.
O Ministério do Trabalho e Emprego (MTE) informa que os valores serão creditados automaticamente nas contas cadastradas no aplicativo do FGTS. Permanecerão bloqueados apenas os recursos que estejam vinculados a contratos de antecipação ainda ativos. O governo também destacou que parte do saldo poderá não aparecer temporariamente no aplicativo antes do dia 25 de maio devido ao processamento interno necessário para a liberação dos recursos.

